+351 967 072 879 / + 351 911 737 990 adelaide@belocal.pt
Select Page

Quinta do Mocho Street Art Tour

Como um bairro problemático se transformou numa galeria de arte pública

A Quinta do Mocho é um bairro no concelho de Loures e na sua origem esteve a deslocação de um grupo de famílias de países de africanos como Angola, Moçambique, São Tomé e Guiné-Bissau. Eram famílias que, por morarem em outros locais do município sem condições, foram realojadas neste bairro de iniciativa municipal.

Apenas o nome do bairro despertava apreensão em muitos, desconfiança em alguns. Como uma nuvem negra, há um estigma associado ao bairro de Sacavém: crimes, drogas, violência. Os taxistas se recusaram a entrar no bairro, os moradores esconderam sua residência quando procuravam emprego. Ele foi abandonado à mercê de más notícias e a intervenção da Câmara foi quase nula.

Hoje a Quinta do Mocho tem uma nova alma. A criação do festival de arte urbana O Bairro i o Mundo – feito com dezenas de quadros nos edifícios residenciais – foi um ponto de viragem na história da Quinta do Mocho

É hoje a maior galeria de arte urbana ao ar livre da Europa, com mais de 76 pinturas nas fachadas e frontões dos edifícios. O projeto tem obras de artistas portugueses e estrangeiros e ajudou a melhorar a imagem do bairro.

A primeira visita guiada foi realizada em fevereiro de 2015 e, desde então, foi realizada no último sábado de cada mês, gratuitamente. Começa na Casa da Cultura Sacavém, onde uma pequena introdução é feita pelo conselheiro da Ação Social, que começa contando a história do bairro.

As pinturas cobrem diferentes temas, geralmente relacionados a questões sociais: discriminação racial, direitos da criança, natureza, multiculturalismo, igualdade e também o impacto da arte.

De um bairro conturbado a uma galeria de arte pública com obras de alguns dos melhores grafiters internacionais, a Quinta do Mocho é hoje um dos locais mais populares e todo último sábado de cada mês há visitas guiadas à juventude do bairro.

40 years – 40 murals

Adres

Styler

Astro

Bordalo II

Charquipunk

Colectivo Rua

Edis One

Eva Bracamontes

Glam

Hazul

Hugo Lucas

Ozearv

L7M

Manoel Jack

Mar

Noe

Mário Belém

MGomes

Cena7

Miguel Brum

Miguel Brum

Moami

MTO

Nada

Nark

Nomen

Odeith

Pantónio

Pantónio

Pol Corona

Projecto Matilha

Raf

Raf

Ram

Risca com o que há

Sen+Bean

Slap

Smile

Tamara Alves

Tarsila Schubert

Tosco

Utopia

Vespa+Nomen+Utopia

Vespa

Vhils

Vhils

Violant

Zabou

Zësar Bahamonte

Astro Odv

Preços

Adelaide Cruz

+351 967 072 879

adelaide@belocal.pt

Colheita de 1973, das montanhas, mulher alegre e determinada.

Passei por Paris e Londres, e de lá trouxe para Lisboa mais mundo, novas ideias, certeza de vontade e algum dinheiro para estudar turismo.

E foi o que eu fiz. Juntei tudo, mundo, ideias, vontade e turismo numa única paixão. 

 

Paulo Correia

+351 911 737 990

paulo@belocal.pt

Colheita de 1966, alfacinha de gema, com vista para o mar

Comecei a trabalhar quando com 14 anos, e após 35 anos a construir uma carreira, deixei o emprego, comprei um barco e comecei a desfrutar da vida e da liberdade que um barco no meio do mar me faz sentir.

 

 

Contacte-nos

WhatsApp us