Viagem Portimão Lisboa no veleiro Pede Vento
Dezembro de 2021Após a substituição do mastro em Portimão, voltámos para Lisboa no que seria o primeiro teste ao mastro novo, razão pela qual., a tripulação foi escolhida pela sua experiência.
O regresso esteve previsto para o fim de semana anterior mas teve de ser adiado devido às condições de mar que prometiam vagas entre 3 e 4m durante boa parte da rota, o que significava que iriamos apanhar algumas entre os 5 e os 6 metros.
Idealmente esta viagem inicia-se a uma hora que permita passar o Cabo de São Vicente após a meia noite. Assim, saímos de Portimão às 22:00 sem vento, tendo este aparecido por altura de Lagos e de Leste. A partir daí, foi sempre a subir até Sagres e com ele a vaga.
Se o vento nunca foi uma preocupação, já a vaga cresceu até 5m e ao entrar pela alheta quase que atravessou o barco nalgumas ocasiões. Felizmente o leme responde muito bem neste barco. Por isso, não há fotografias de grupo a beber uma Sagres na Ponta de Sagres, uma tradição que temos.
Assim que passámos São Vicente, foi a p**a da loucura, um daqueles dias para recordar. Vento de Leste nos 20/25 nós e vaga entre 1 e 2 metros. Foi prego a fundo até Lisboa onde chegámos às 20:30. Para mim, foi um record: 22:30 de Portimão a Lisboa à vela.
Pelo caminho, os golfinhos fizeram-nos companhia durante imenso tempo e tivemos direito a ver quer um nascer do sol fabuloso como um pôr do sol de cortar a respiração.